1. No início do 2o. ano, a coordenação envia um e-mail contendo:
- As diretrizes de TCC;
- Formato do documento;
- Orientadores e Orientados;
- Datas de Entregas;
- Procedimentos referentes a bancas.
O trabalho deve conter a CAPA e FOLHA DE ROSTO, conforme modelo da UFPR. No início do texto é obrigatório: Resumo, Palavras-chave, Abstract e Keywords. Ao final, é obrigatório conter as Referências.
O TCC deve ser escrito usando o template LATEX padronizado do curso. Recomendamos o uso do Overleaf, que é um serviço online para escrita de trabalho usando Latex.
Os arquivos de diretrizes, template e tutorial para copiar o template para o Overleaf podem ser encontrados aqui:
- Site do Overleaf
- Diretrizes, Exemplos, Capa e Folha de Rosto
- Template de TCC no Overleaf
- Tutorial para Copiar o Template
- Links para Cursos e Apostilas de Latex
2. Professores marcam as orientações com os alunos
As orientações são marcadas pelo menos 1 vez ao mês. Elas ocorrem preferencialmente de forma remota, via Teams.
Essas orientações ocorrem na forma de reuniões e na forma de leituras/avaliações de trabalhos parciais, que o orientador pode fazer para nortear o desenvolvimento do trabalho.
É responsabilidade do aluno, quando sentir necessidade, entrar em contato com seu orientador.
É responsabilidade do aluno zelar pelo emprego correto da língua portuguesa e seguir o formato oficial do trabalho, conforme links acima.
3. Alunos entregam a versão final do TCC para o orientador
Ao final das orientações, geralmente final de Outubro (mas não há restrição sobre entrega antecipada), os alunos entregam a versão final do TCC para seu orientador, para que ele avalie a possibilidade de marcação da banca.
Se o professor orientador aprovar a versão final, então o professor marcará a banca e a coordenação, juntamente com o orientador, farão a alocação dos professores da banca.
O orientador deve enviar para a coordenação os dados do TCC preenchendo o formulário:
- Formulário de Entrega de TCC: https://forms.gle/aSySGieHifKrze5B9
As defesas são públicas e abertas à comunidade, e será feita divulgação em redes sociais.
4. A banca de defesa do TCC
As bancas ocorrem preferencialmente de forma remota, via Teams. O aluno deve manter a câmera aberta durante toda a apresentação.
Participam como banca o Professor Orientador, presidente da banca, e mais um professor, normalmente do curso.
A banca de defesa é aberta à comunidade.
A banca é composta por 4 fases:
- O aluno tem 20 minutos para apresentação do trabalho;
- A banca faz a arguição;
- A banca se reúne separadamente para deliberação;
- A banca divulga o resultado.
Se o aluno for aprovado, será entregue o Termo de Aprovação, que deve constar na 3a página do trabalho. Lembrando que o documento inicia a contagem de páginas a partir da capa (mesmo não numerando as 3 primeiras páginas).
5. Após a banca
O aluno tem 2 semanas, a contar da data da defesa, para entregar a versão corrigida do para o orientador.
O orientador deve fazer a conferência se tudo o que foi solicitado na banca foi corrigido. Em caso negativo, o aluno deverá fazer as correções imediatamente.
Se for dado OK nas correções, o orientador encaminha para a coordenação do curso o documento finalizado, para que possa efetuar a publicação do documento na biblioteca.
6. Para titulação/publicação do documento na biblioteca
Os pré-requisitos para titulação são:
- Upload dos documentos no SIGA (RG e CPF, Diploma e Certidão negativa de débitos), conforme abaixo;
- Ter sido aprovado em todas as disciplinas;
- Ter efetuado a avaliação de todas as disciplinas;
- Ter feito as correções solicitadas na banca e ter o aceite do orientador para estas correções.
Para fazer o upload dos documentos, o aluno deverá entrar no SIGA e corrigir a sua documentação pessoal, que é composta por 3 arquivos PDF:
- Em um PDF somente: RG (precisa ser o RG) e o CPF ( pode ser a CNH), ambos frente e verso;
- Em um PDF somente: Diploma de Graduação, frente e verso;
- Em um PDF: Certidão Negativa de Débitos da Biblioteca, que pode ser emitida on-line neste link. Se você não tiver cadastro na Biblioteca, precisa se dirigir à biblioteca do SEPT para que o documento possa ser emitido. Dúvidas sobre o horário de atendimento: (41) 3361-4901.
Após todos os requisitos cumpridos, o trabalho de TCC é enviado para a biblioteca.
Após o aceite, a coordenação emite:
- Histórico escolar;
- Declaração de conclusão: que é válida até a emissão do certificado.
7. Emissão do certificado
O certificado de conclusão só é emitido após a turma ser fechada, que ocorre após os 2 anos regulamentares da turma serem vencido. Após isso, ainda há um tempo de espera de alguns meses. Mas até lá a declaração de conclusão é um documento válido que comprova a conclusão do curso.