1 A UFPR
2 O SEPT
3 O CURSO DE IA APLICADA
4 MATRÍCULA
1 A UFPR
A Universidade Federal do Paraná é a mais antiga universidade do Brasil e símbolo de Curitiba. Envolta em uma história de lutas e conquistas desde 1912 (ver Histórico), a UFPR é referência no ensino superior para o Estado e para o Brasil.
Símbolo maior da intelectualidade paranaense, a Universidade demonstra sua importância e excelência através dos cursos de graduação, especialização, mestrado e doutorado, que são norteados pelo princípio da indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão. A função social da universidade é valorizada justamente através desse tripé, pois todo ensino, pesquisa e atividade de extensão deve devolver a esta comunidade, em forma de conhecimento, tecnologia e cultura, os recursos públicos que a permitem existir enquanto Instituição Federal de Ensino Superior.
Além dos campi em Curitiba, a UFPR está presente no interior e no litoral do estado, tendo papel ativo no desenvolvimento sócio-econômico e na qualidade de vida do paranaense, por meio do acesso à educação superior e das atividades desempenhadas pela comunidade acadêmica em prol da sociedade do Paraná e do Brasil.
2 O SEPT
A história do Setor de Educação Profissional e Tecnológica inicia em 1914 quando o Colégio Progresso foi doado à Universidade Federal do Paraná. Em 1990 o Colégio passa a denominar-se Escola Técnica da Universidade Federal do Paraná. Foi elevada à categoria de Setor em 1997 e classificada como unidade integrante da UFPR.
O Conselho Universitário da UFPR reunido no dia 27 de agosto de 2009 aprovou a reestruturação da Escola Técnica, passando a denominar-se Setor de Educação Profissional e Tecnológica – SEPT, consolidando o ensino profissionalizante na instituição e firmando o apoio à criação do Instituto Federal no Paraná, proposto pelo MEC.
A proposta de ampliação da educação profissional no Brasil estabeleceu as diretrizes atuais para o processo de integração das instituições federais de educação tecnológica foi definida basicamente pelo Decreto nº 2.208/1997 e Decreto nº 6.095/2007 contribuíram para implantar as novas instituições e o novo Setor.
A nova unidade da UFPR ocupa as instalações do antigo Setor Escola Técnica, atua no ensino, pesquisa e extensão com objetivo de promover a educação profissional e tecnológica. Atualmente, o SEPT oferta um programa de mestrado, oito cursos tecnólogos e dois cursos técnicos, além de coordenar outros programas e projetos inscritos na pesquisa e na extensão, além de participar ativamente dos órgãos colegiados e na gestão da UFPR.
3 O CURSO DE IA APLICADA
Criado em 2018, o curso tem como objetivo formar profissionais da área de Inteligência Artificial (IA).
A área de IA hoje é uma tendência empresarial no mundo todo e demanda profissionais capacitados para exercer tarefas de ciência e análise de dados, bem como aprendizado de máquina, previsões de dados, entre outros.