Procedimento TCC – Turma 2024

O TCC é individual.

1. INÍCIO DO TCC

A Coordenação envia:

  • As diretrizes de TCC;
  • Formato do documento;
  • Orientadores e Orientados;
  • Datas de Entregas.

No link a seguir você encontra o TEMPLATE do documento e exemplos para fazer as REFERÊNCIAS (que devem seguir as normas ABNT).

https://drive.google.com/drive/folders/14UbI03WepeLDB5X_O4Fq4E3j3T8VvH3Z?usp=share_link

O TCC pode ser feito em formato de MEMORIAL ou ARTIGO. Dê sempre a preferência ao formato MEMORIAL, que é mais simples e direto. O formato ARTIGO vai demandar muito mais esforço e dedicação, pois precisa ser produzido algo novo, seguindo as normas científicas.

2. MEMORIAL

Vocês devem escrever um texto inicial de 1 a 3 páginas sobre um tema do curso que te interessou. Este tema será o subtítulo do seu trabalho:

MEMORIAL DE PROJETOS: SUBTÍTULO AQUI

É responsabilidade do aluno zelar pelo emprego correto da língua portuguesa e seguir o formato oficial do trabalho, conforme links acima.

Nos Apêndices você deve anexar as RESOLUÇÕES dos trabalhos efetuados nas disciplinas. Não anexe os enunciados.

3. ARTIGO

Alunos que desejarem escrever artigos deverão seguir as normas e formatos da revista/congresso escolhido. O artigo deverá ser submetido e o comprovante apresentado.

Sugerimos revistas/congressos regionais como COTB e IBERAMIA. Escolha um congresso/revista cuja submissão seja feita até final de Outubro/2025.

Atente-se ao fato de que escrever um artigo não é só escrever um texto sobre um assunto. Você deverá escrever INTRODUÇÃO, FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA, MATERIAIS E MÉTODOS, EXPERIMENTOS E RESULTADOS e CONSIDERAÇÕES FINAIS.

4. DA BANCA

No caso de trabalhos no estilo MEMORIAL, não haverá banca. Os orientadores farão a análise do trabalho para avaliar se os requisitos de TCC foram cumpridos.

No caso de trabalhos no estilo ARTIGO, o aluno deverá apresentar para o orientador o trabalho no formato da UFPR com o artigo e também o comprovante de submissão no congresso/revista escolhido. Os orientadores também farão a análise do trabalho e da submissão, para decidir se os requisitos foram cumpridos.

5. SE OS REQUISITOS NÃO FOREM CUMPRIDOS

Se as alterações necessárias forem mínimas, será dado um prazo de 2 semanas para a entrega da versão corrigida para o Orientador. Esta nova versão será novamente analisada.

Se as alterações forem grandes, o aluno terá que solicitar uma prorrogação de prazo para ter tempo suficiente para corrigir o trabalho. Assim, o processo reinicia.

6. APÓS OS REQUISITOS SEREM CUMPRIDOS

O orientador enviará ao aluno o TERMO DE APROVAÇÃO, que deve ser colocado na 3a página do trabalho. Esta será a versão FINAL do trabalho, que o aluno deve entregar ao orientador e que será depositado na biblioteca.

Recebendo a versão FINAL, o orientador encaminha para a coordenação do curso o documento finalizado, para que possa efetuar a publicação do documento na biblioteca.

7. PARA TITULAÇÃO

Os pré-requisitos para titulação são:

  • Upload dos documentos no SIGA (RG e CPF, Diploma e Certidão negativa de débitos), conforme abaixo;
  • Ter sido aprovado em todas as disciplinas;
  • Ter efetuado a avaliação de todas as disciplinas;
  • Ter feito as correções solicitadas na banca e ter o aceite do orientador para estas correções;
  • Não ter débitos financeiros com o curso e/ou UFPR.

Para fazer o upload dos documentos, o aluno deverá entrar no SIGA e corrigir a sua documentação pessoal, que é composta por 3 arquivos PDF:

  • Em um PDF somente: RG (precisa ser o RG) e o CPF ( pode ser a CNH), ambos frente e verso;
  • Em um PDF somente: Diploma de Graduação, frente e verso;
  • Em um PDF: Certidão Negativa de Débitos da Biblioteca, que pode ser emitida on-line neste link. Se você não tiver cadastro na Biblioteca, precisa entrar em contato com a biblioteca do SEPT para que o documento possa ser emitido. Dúvidas sobre o horário de atendimento: (41) 3361-4901.

Após todos os requisitos cumpridos, o trabalho de TCC é enviado para a biblioteca.

Após o aceite, a coordenação emite:

  • Histórico escolar;
  • Declaração de conclusão: que é válida até a emissão do certificado.

8. EMISSÃO DO CERTIFICADO

O certificado de conclusão só é emitido após a turma ser fechada, que ocorre após os 2 anos regulamentares da turma serem vencido. Após isso, ainda há um tempo de espera de alguns meses. Mas até lá a declaração de conclusão é um documento válido que comprova a conclusão do curso.